trará melhoria na estrutura
A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, uma reforma do deck do Pico do Urubu que proporcionará melhorias na estrutura e na acessibilidade do espaço, localizado no alto na Serra do Itapeti. Uma novidade será a instalação de uma plataforma elevatória para cadeirantes.
Para a execução do trabalho, será necessário isolar o deck com tapumes, o que limitará a utilização do espaço pelo público durante pelo menos quatro meses. O objetivo é garantir a segurança dos frequentadores.
O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Nilmar de Cássia Ferreira, explica que a reforma tem como objetivo promover reparos necessários na estrutura e, além disso, aprimorar a segurança e a acessibilidade do local.
“Por uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli, estamos iniciando este trabalho com o objetivo de revitalizar o píer do Pico do Urubu, um ponto de turismo que atrai muitos mogianos e pessoas de outras cidades. Uma novidade importante é a instalação de uma plataforma elevatória para facilitar o acesso de cadeirantes, que era uma demanda antiga naquele local”, comentou o secretário.
O trabalho compreende a instalação de iluminação com postes em vários pontos do centro turístico, acessibilidade com rampas para pedestres, reforma do deck e da edificação existente, paisagismo e a instalação de plataforma elevatória para cadeirantes. Os trabalhos já tiveram início e a previsão é de que sejam concluídos até o final de novembro deste ano.
Para a execução da reforma, o investimento será de R$ 452.418,11, com recursos provenientes de transferência do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens.
Localizado a mais de 1.100 metros acima do nível do mar, o Pico do Urubu é o local mais alto de Mogi das Cruzes e referência para visitas de pessoas interessadas em contemplar a paisagem e para esportes de aventura, como a caminhada em trilhas, mountain bike e voos de paraglider ou parapente. O local proporciona uma vista panorâmica, tanto para o lado da cidade, quanto para as colinas da Serra do Itapeti, além de ser um ponto privilegiado para a observação do pôr do sol.
A região do Pico do Urubu também conta com trilhas, que podem ser utilizadas pelos praticantes de esportes de natureza. Nelas podem ser praticadas modalidades como Trekking, Downhill (descida de bike em alta velocidade) e 4x4.